Na medida em que lojas de informática e de vestuário se encontram apinhadas de gente de todas as idades, livrarias e bibliotecas estão desaparecendo dia após dia no nosso país. Mas o que está ocasionando esse afastamento das pessoas para com a leitura?
De fato, o Brasil cresce demasiadamente rápido no seu desenvolvimento econômico, porém, os níveis de analfabetismo continuam elevados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A falta de investimento na cultura e no incentivo a leitura, por parte do governo, deixa muito a desejar, contribuindo assim para agravar essa situação alarmante. Os altos preços dos livros é mais um fator que precisa de mudanças urgente. Não são todos que podem gastar quase cinquenta reais em uma literatura.
O gosto pela leitura nasce no ambiente familiar, em casa e não tem idade definida. A criança é impulsionada a copiar o que o adulto faz, portanto, pais leitores necessariamente acabam criando filhos leitores. Contudo, mesmo sem incentivo familiar, as crianças devem começar desde pequenas, a buscar por livros curtos, para que acabem pegando gosto pelo mundo da leitura. Um bom livro nos transporta ao universo dos personagens, permitindo-nos compartilhar das mesmas emoções e, ao mesmo tempo, nos diverte, aprimorando o nosso vocabulário.
É evidente que o povo brasileiro necessita introduzir a leitura como um hábito diário e prazeroso às suas vidas, bem como dar-se conta de que um livro é um grande investimento - e que deixar de comprar uma roupa de vez em quando não faz mal. Apesar da rotina agitada, sempre haverá um tempinho para apreciar uma boa leitura, pois como dizia o grande escritor Monteiro Lobato, "Um país se faz com HOMENS e LIVROS".
Nenhum comentário:
Postar um comentário